quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Interconexão, Comunidades virtuais e Inteligência coletiva - Pierre Levy






Pierre Lévy, em seu livro Cibercultura (1999), no capítulo VII, aborda três princípios que orientaram o crescimento inicial do ciberespaço: a Interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
O que seria tudo isso?  O que essa três palavras realmente querem dizer? O que elas significam?
Interconexão significa o mundo interligado/conectado através da rede (internet) a qualquer hora e a qualquer momento recebendo e distribuindo todo tipo de informações.
Comunidades virtuais, por sua vez, são ambientes onde os internautas se encontram e compartilham entre si os seus saberes. Essas comunidades virtuais reunem milhares de internautas que discutem sobre um tema, ou ainda vários temas que são de interesse dos participantes. A inteligência coletiva se dá através do compartilhamento de ideias. O conhecimento é disseminado através das comunidades virtuais, e dessa forma ele deixa de ser um bem individual, passando a ser um bem coletivo. Um participante ajuda o outro, que ajuda o outro, e todos têm acesso às informações deixadas naquele espaço. É um processo de cooperação mútua, onde todos podem se ajudar e opinar a respeito da discussão.
Este é o "barato" das conexões virtuais no ciberespaço. Essa possibilidade de estar conectado em diversos lugares, se comunicando com pessoas díspares, adquirindo, compartilhando ou aperfeiçoando novos conhecimentos.  
Este assunto está intimamente ligado à questão da educação e do ensino. Através destes novos conceitos de interação e integração socio-virtual, podemos aplicar nas escolas uma nova relação com o saber, reciclando as formas de aplicação do conhecimento no espaço educativo; e proporcinar ao aluno uma nova forma de construção da aprendizagem. 

Um comentário:

  1. Olá, Caren.
    Gostei bastante deste post.
    E, como podemos ver, e este blog é também um exemplo disto, estes princípios se disseminaram de forma surpreendentemente rápida. São tantos os veículos de navegação que encontramos hoje, há tanta conexão, tantas formas de compartilhar idéias e conhecimentos, e estes princípios são mesmo os que orientam para um início de um crescimento do ciberespaço que não tem fim. A cada dia surgem novos meios e novos métodos,e se soubermos convergir tudo isto de forma sábia, e em relação à educação, se for utilizado de maneira correta o conhecimento será cada vez mais acessível e ilimitado.

    ResponderExcluir