segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Radio e educação

Seja para ouvir música, as notícias ou até mesmo o jogo de futebol que não está sendo transmitido na televisão, o rádio continua presente em nossos dias... Apesar deste objeto ter se tornado um artigo do tempo da vovó, ele ainda exerce muito bem as suas funções como comunicador e  principalmente como auxiliar quando se fala em construção de conhecimentos.
O rádio é uma importante ferramenta também para a educação, pois oferece diversas vantagens que se somadas ao processo de aprendizagem pode trazer bons frutos e grandes resultados. Com programas, informações, músicas que são veiculados pela transmissão, desperta-se no aluno várias habilidades como criatividade, interatividade, participação, pois envolvem os mesmos na formulação e execução das atividades. 
Através da produção de rádio na escola, pode-se aprender sobre diversos temas de forma dinâmica, interessante e pouco cansativa. Acredito que seja um método muito eficiente trabalhar com os educandos desta forma, pois quebra o paradigma da educação tradicional e traz para dentro do ambiente escolar o prazer de construir aprendizagens - experimentando e fazendo.
Fazendo uso de tecnologias como essa no ambiente escolar as aprendizagens fluem e os alunos  aprendem de fato e adoram. 

2 comentários:

  1. Olá Caren,
    muito interessante teu blog - conseguiu se apropriar da perspectiva hipermídia e hipertextual, embora possa investir mais nos links em teus posts. Os temas variados e teus posicionamentos dão um caráter e uma estética muito legal ao blog. Continue investindo nele - o espaço é teu...
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo , Caren.
    O rádio apesar de 'antigo' ainda está muito presente em nosso dia-a-dia. E acredito, sim, que aliado às praticas educativas pode ser uma excelente ferramenta.

    ResponderExcluir